quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Deus é o nosso refúgio e fortaleza.

O primeiro versículo do Salmo 46 é muito conhecido, citado e recitado mundo a fora. Cristãos dos mais diversos cantos do planeta, o mencionam como expressão de fé e certeza de que Deus está no controle das mais diversas situações que vivem e fará, inevitavelmente, o melhor.

Sem dúvida, ao escrever essa poesia, o autor do Salmo 46 lembrou-se de que o Deus, que governa todas as coisas, é que poderia lhe abrigar de todo perigo e falsidade. O verbo hebraico machaceh, da raiz chacar, denota que aqueles que o usam são os mesmos que colocam sua confiança em Deus e esperam nele; pois sabem que buscando em Deus a proteção estarão abrigados de todos os males.

O salmista conhecia Deus e sabia que seu poder e força eram a essência para que a manifestação geradora de vida e alegria, na vida pessoal, social, política e material, se tornasse realidade. Ele podia descansar, visto que Deus é que o fazia forte, o fazia prevalecer e o tornava firme (com referência ao verbo hebraico ‘azar).

Deus é o nosso refúgio e fortaleza! Mas, é, também, nossa assistência e ajuda, aquele que nos apóia nos momentos de dificuldades e aflições. O verbo hebraico tsarah nos ajuda a lembrar que quando somos importunados, oprimidos ou “apertados”, é o Senhor, que domina todas as coisas quem nos assiste e socorre. Seu auxílio é constante – “bem presente”.

Que nosso ânimo possa ser revigorado pela ação de Deus em nós, pela certeza de que Ele é o nosso refúgio e fortaleza constante, nosso apoio e assistência nos mais diversos momentos de dificuldades que vivemos.

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário