quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O mundo negro também é nossa paróquia

O Mundo é minha paróquia

“O mundo é minha paróquia", esta frase de Wesley nos inspira a afirmar que neste mês de novembro para nós metodistas: "O mundo negro também é nossa paróquia".

Neste tempo sua igreja pode oportunizar momentos de reflexão para conhecer e ir ao encontro das questões que afetam o povo negro.

O tema que elegemos como Ministério AA-AFRO-3RE é JUVENTUDE NEGRA: mutilada pelas forças dos preconceitos e vulnerável à violência e à criminalidade é o eixo das nossas reflexões, orações e ações.

As organizações de defesa dos Direitos humanos denunciam que está ocorrendo no Brasil um genocídio da Juventude negra. Eis alguns dados:

• A juventude negra consumida pelas forças da exclusão social tem encontrado lugar na periferia das periferias. Nas periferias das escolas, das escolas profissionais e técnicas, das universidades, do mercado de trabalho, dos espaços culturais e de lazer, do sistema de saúde.
• A maioria das mortes por assassinatos é de jovens negros, na faixa de 15 a 24 anos.
• A gravidez precoce ocorre em maior proporção às meninas negras.
• A abordagem policial é racializada e o perfil é o homem negro, ou seja, os jovens negros são mais abordados nas ruas pela polícia do que os jovens brancos.

A exclusão educacional e do trabalho contribui para a marginalidade e sedução das organizações criminosas como também para a ausência de melhores perspectivas de vidas.

As políticas públicas de ações afirmativas para estudantes negros/as é um dos instrumentos de reparação – com 120 anos de atraso - desta situação decorrente da ausência de políticas positivas que deveriam acompanhar a Lei que institui a abolição da escravatura.

Jovens negros/as lutam a cada momento para vencer os desafios impostos por uma sociedade racista e preconceituosa. Alguns, poucos, conseguem entrar e se manter nas escolas e nas universidades. Alguns poucos conseguem um trabalho e salário de melhor qualidade.

A Igreja Metodista pode ser uma voz que anuncia boas novas a esta juventude, pode ser a voz de incentivo e apoio a inclusão educacional da juventude negra.

Não perca esta oportunidade. Proponha atividades voltadas para a conscientização da Igreja sobre sua responsabilidade social e espiritual para com a população negra. Ir ao encontro das questões que afetam o povo negro e declarar que “O mundo negro também é nossa paróquia".

Texto de:
Diná da S. Branchini
Telma Cezar Martins

Fonte: http://3re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=9545

Nenhum comentário:

Postar um comentário