quarta-feira, 17 de junho de 2009

O jovem só dá trabalho quando não trabalha!!

“Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.”[1] - Gênesis 1.5

O contexto da criação do mundo é ótimo para refletirmos sobre a juventude. A Bíblia relata que: “a terra estava sem forma e vazia”, além de que não havia separação entre luz e escuridão. Muitas vezes nossos adolescentes se sentem, e vivem num mundo assim, desordenado e caótico. É um turbilhão de emoções e sentimentos que deixam as coisas ao redor deles “sem forma e vazia”. Muda-se o corpo, os sonhos, os objetivos, os projetos, os desejos, as vontades; enfim, a vida.

Mas, o livro de Gênesis nos diz que, logo no primeiro dia, Deus ordenou essa “bagunça”, e, assim, o primeiro dia se fez. Aos adolescentes, eu digo: Calma! Tudo vai se colocar em ordem, no tempo certo, sob a ação do Espírito de Deus, que paira sobre as águas do “caos” que é a adolescência. Aos demais irmãos e irmãs: Auxiliem! Sejam instrumentos de Deus para que haja dia e noite, luz e escuridão, ou seja, ordem, no maravilhoso e apaixonante período da vida chamado adolescência.

"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno"[2] - 1 João 2.14

Aos jovens, relembro o que nos diz a Bíblia em 1 João 2.14. Eu diria que o tema desse artigo é coisa de adulto e não de jovem. Primeiro, porque se um jovem saísse com uma frase dessas, eu lhe aconselharia a rever seus conceitos. Segundo, porque é mais fácil dizer que algué dá trabalho quando não fazemos parte do mesmo grupo.

De qualquer forma, o jovem é sempre desafiado a entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho. Não creio que isso seja ruim, mas, por outro lado, pode ser um estresse desnecessário, tanto para que é pressionado, quanto para a família que preciona. Não dá para viver às custas dos pais para sempre! Porém, não dá para aceitar qualquer trabalho escravo por aí só para dizer que se está empregado.

Quando não se têm outra possibilidade, o jeito é começar de onde der, pois, ainda que nem sempre isso seja o mais justo, experiência profissional sempre conta numa contratação melhor.

Outro fator a ser considerado é a formação. Aí, sempre ouço as mesmas ponderações: "como se conseguir experiência profissional e formação acadêmica ao mesmo tempo?" É uma verdade cruel para a grande maioria dos jovens, que tem que escolher entre um ou outro, por diversos fatores, como dinheiro e tempo disponível, por exemplo.

Contudo há várias empresas que estão mudando seus conceitos e aproveitando recém-formados sem experiência. O currículum ainda fala muito, porém, o "saber fazer" tenho reconquistado seu lugar.

Quando João apresenta esse texto a nós, creio que ele está nos motivando e não colocando mais um peso sobre nossos ombros. Ao dizer que os jovens são fortes e que neles permanece a palavra do Senhor, João está motivando a juventude a deixar de lado os pensamentos de desigualdade, o desinteresse, as dúvidas comuns nesse período da vida, e se lançar, com fé, nos braços de Deus, sabendo que dEle vem o auxílio, a força para vencer, e as estratégias para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Aos pais, aconselho ler a primeira parte do versículo e realizar um exercício de memória, afinal, todos já foram adolescentes e jovens um dia.

Que Deus nos abençoe.

[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário