quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Coisas sobre o falar e o ouvir

“O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.” Isaías 50.4

O profeta Isaías é muito atual e propício para os tempos de hoje. Numa sociedade comunicativa falar e ouvir é essencial. Como dizemos: “Quem não se comunica, se trumbica”. Seja pela linguagem verbal ou não, a comunicação é fundamental para a sobrevivência e o bom convívio mútuo. Todavia, não basta falar e ouvir, não basta assumirmos e transitarmos entre os papéis de emissor e receptor; precisamos “combinar” as estratégias para que tudo dê certo.

O profeta Isaias nos traz uma revelação muito interessante: “O Senhor Deus me deu língua de eruditos (...) desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos”.

Segundo um dicionário da língua portuguesa: erudito é aquele que tem profundos e vastos conhecimentos; uma pessoa muito sabedora; uma enciclopedista. É desta forma que o profeta se identifica, como alguém que recebeu, do Senhor Deus, a característica de falar e ouvir de forma profunda e vasta.

Nós devemos ser assim! Devemos defender, como bons despenseiros da graça de Deus, que a pessoa que é acolhida pela graça de Deus e pela salvação em Cristo Jesus é desafiada a ser uma pessoa culta. Logo, nós devemos ser agentes de promoção da educação, profunda e vasta! Devemos defender o acesso à educação à todas as pessoas; não só acesso à educação básica, mas, também, em níveis superiores. Henry Ford disse: “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”. Esta frase retrata uma realidade, mas deve ser encarada por nós como um desafio, que à luz da Bíblia, nos inspira a sempre galgar a erudição sadia e promotora de vida, pois esta, vem do Senhor Deus.

Nosso país é deficiente na área da educação. Somos o país com o maior número de analfabetos da América Latina. Uma pequena parcela da população tem formação universitária. O que estamos fazendo? Qual a perspectiva de futuro dos nossos adolescentes?

A nossa sociedade conta com nossa língua e ouvido profético! Precisamos denunciar as situações de calamidade pública em que estão nossas escolas, públicas e privadas. Precisamos anunciar que a salvação de Deus é integral e que nossa sociedade, assim como nossa juventude, só terá um futuro melhor e promissor mediante o acesso à educação de qualidade. Isso também é missão e propagação do Reino de Deus!

Que o Senhor da Vida nos inspire e motive a termos ouvidos e línguas atentas ao clamor dos nossos irmãos e irmãs brasileiras, bem como, à perspectiva integral de salvação.
Um abraço,
Pr. Thiago Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário