quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Deus é o nosso Castelo Forte

Deus é o nosso Castelo Forte

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46.1)

Sempre que comemoramos a Reforma Protestante, respiramos um pouco daqueles tempos. Lembramos-nos dos castelos, que representavam o poder e, especialmente, forneciam segurança aos que nele moravam e se refugiavam. Essa figura foi tomada por Martinho Lutero para expressar toda a riqueza e confiança em Deus ao compor o hino Castelo Forte, baseado no Salmo 46.

O salmista inicia seu cântico celebrando o nome de Deus pelo que Ele é e, pelo seu refúgio, fortaleza e socorro para com aqueles que nele confiam. Deus é assim, misericordioso e todo-poderoso. Certamente já enfrentamos momentos de grande tribulação e angústia, de sofrimentos e dores, mas, mesmo que todas as coisas se abalem a nossa volta: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

As palavras finais do Salmo repetem o versículo 7: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”. Lutero comenta essas palavras, dizendo: “Tenham bom ânimo, pois o Deus de Jacó é a nossa defesa; os inimigos não nos podem subjugar. Ele mesmo quer habitar dentro de nós, e aquele que está conosco é maior do que aquele que está no mundo. Se Deus é por nós, quem será contra nós.” Deus é o nosso Castelo Forte!

Somos tentados a confiar nas promessas das pessoas, que querem nos fazer crer que têm o poder de dominar sobre todas as adversidades da vida, determinar quando e como as coisas irão acontecer. É nesse mundo que vivemos. Moderno, mas, nesse aspecto, em nada diferente do mundo da época de Lutero.

Deus se manifestou como nosso refúgio, fortaleza, socorro bem presente, de forma material, palpável e concreta na pessoa de Jesus. Nele, o refúgio, fortaleza, socorro se fizeram carne! Em Jesus, Deus se tornou o nosso Castelo Forte, onde nos acolhe em tempos difíceis, dando-nos consolo, segurança e paz.
Que Deus nos abençoe e nos conceda sua segurança e paz.

Abraços,
Pr. Thiago Pacheco

Um comentário:

  1. Deus e nosso refúgio acredito. sim jesus é o unico caminho para se feliz !!!!!

    ResponderExcluir