domingo, 15 de novembro de 2009

SOBRE O ESPÍRITO SANTO - parte 2

SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Pregado na Igreja de St. Mary, Oxford, no Domingo de Pentecostes, 1736.
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade".
(2 Coríntios 3.17)

I
Eu considerarei a natureza de nossa queda em Adão.

Nossos primeiros pais desfrutaram da presença do Espírito Santo; porque foram criados na imagem e semelhança de Deus, que não era outra, do que seu Espírito. Através disto, ele comunica-se com suas criaturas; e através disto apenas, elas podem carregar alguma semelhança com ele. É, de fato, a vida dele, neles; e tão propriamente divina, que, neste fundamento, anjos e homens regenerados são chamados de seus filhos.

Mas, quando o homem não fosse mais guiado pelo Espírito Santo, ele o deixaria. Quando ele fosse sábio à sua própria maneira, e em sua própria força, e não dependesse, na simplicidade, do seu Pai celeste, a semente de uma vida superior seria retirada dele. Porque ele não mais estaria adequado para ser formado na condição celestial; quando ele tivesse um desejo tão indigno, ou antes, uma dependência de um fruto mundano, que ele sabia Deus não o abençoaria; não mais se adequou para receber os socorros sobrenaturais, quando não estaria contente com seu estado feliz em direção a Deus, sem um exame demasiadamente curioso nele.

Então, ele se achou abandonado por Deus, e deixado para a pobreza, fraqueza, e miséria da sua própria natureza. Ele era agora um mero animal, como outras criaturas feitas de carne e sangue, mas apenas dotado de um entendimento maior; pelo que ele tanto seria conduzido para absurdos maiores, do que eles seriam culpados, quanto, antes se tornaria consciente da perda de sua felicidade, e se colocaria no curso correto, para resgatá-la; ou seja, se ele continuasse um apóstata desatento, ele amaria e admiraria os bens deste mundo, a felicidade adequada apenas dos animais; e, para recomendar e dissimular seus efeitos, ele acrescentaria todos os ornamentos a eles, que sua inteligência superior poderia inventar. Ou, antes (o que é, na verdade, mais acima dos brutos, mas não mais perto da perfeição do homem, como um parceiro de Deus, do que outro), ele estruturaria um novo mundo para si mesmo, em teoria; algumas vezes, através de imaginações acaloradas, e, algumas vezes, através dos raciocínios frios, esforçando-se para enaltecer sua condição e defender sua prática, ou, pelo menos, distrair-se do sentimento de sua própria vileza e desordem.

Se, por outro lado, ele fosse desejoso de se certificar das misérias de sua queda, seu entendimento o supriria de razões, para um constante murmurar, por menosprezar e negar a si mesmo; indicaria os efeitos tristes de sair fora de Deus e perder Seu Espírito, na vergonha e agonia de uma natureza, em divergência consigo mesma; ávido da imortalidade, e ainda assim, sujeito à morte; aprovando justiça, e ainda assim, tendo prazer nas coisas inconsistentes com ela; sentindo uma imensa necessidade de alguma coisa para aperfeiçoar e satisfazer todas as faculdades, e ainda assim, nem sendo capaz de saber o que aquela coisa seria, diferente do que suas imperfeições presentes, nem como obtê-la, por outro lado, do que indo contrário às inclinações atuais dela. — 967 —

Bem poderia Adão agora se encontrar desnudo; nada menos do que Deus partiu dele. Até, então, ele havia experimentado nada, a não ser da bondade e delicadeza de Deus; uma vida celestial espalhando-se, através de toda sua estrutura, como se ele não fosse feito de pó; sua mente foi preenchida com a sabedoria angelical; uma direção do alto o levou, através da mão; ele caminhava e pensava corretamente, e parecia não ser uma criança ou noviço nas coisas divinas. Mas agora ele tinha outras coisas para experimentar; alguma coisa em sua alma que ele não encontrou, nem precisou temer, enquanto era levado direto, através do gentil vento da graça divina; alguma coisa em seu corpo que ele não veria, nem se queixaria dela; enquanto aquele corpo estava coberto com a glória. Ele sente lá um auto-desprazer, turbulência, e confusão tal como é comum a outros espírito que perderam Deus: ele vê aqui motivos de vergonha presente e uma dissolução futura; e um forte engajamento àquela vida humilhante, que é comum aos animais que nunca desfrutaram da natureza divina.

O caráter geral, portanto, de um estado atual do homem é a morte, - a morte de Deus, por meio da qual não mais desfrutamos de algum intercurso com ele, ou felicidade nele; nós não mais brilhamos com sua glória ou agimos com seus poderes. É verdade, enquanto temos uma existência, "nele nós devemos viver, e nos mover, e termos nossa existência"; mas isto nós fazemos agora, não de uma maneira filial, mas apenas como um servo, assim como todos, até mesmo, as criaturas mais inferiores, existem nele. É uma coisa receber de Deus uma habilidade para caminhar e falar, comer e digerir, - ser sustentado por sua mão, assim como uma parte desta criação terrestre, e nos mesmos termos com isto, para uma prova além, ou vingança; e outra, receber dele a vida que é sua própria semelhança, - ter dentro de nós, alguma coisa que não é desta criação, e que é mantida por sua própria palavra e poder imediatos.

Ainda assim, isto não é o todo que está inserido no pecado do homem. Porque ele não está somente inclinado a toda estupidez de apetite, e todo o orgulho da razão, mas ele se encontra caído, sob a instrução do maligno, que poderosamente o favorece em ambos. O estado em que ele, a princípio, esteve situado, foi um estado da mais simples sujeição a Deus, e isto o autorizou a beber de seu Espírito; mas quando ele, não satisfeito, em estar verdadeiramente no paraíso, sob tão completa luz do semblante de Deus quanto ele seria capaz; quis conhecer o bem e o mal, e satisfazer-se, junto aos alicerces racionais, quer fosse melhor para ele ser como ele era ou não; quando, menosprezando o ser dirigido como um filho, ele quis pesar cada coisa por si mesmo; e buscar evidência melhor do que a voz de seu Mestre e o selo do Espírito em seu coração: então, ele não apenas obedeceu, mas tornou-se igual àquele filho mais velho do orgulho, e estava infelizmente habilitado às visitas freqüentes, ou antes, à influência contínua dele. Já que a vida foi ligada ao seu manter o comando, e, assim sendo, àquele Espírito, que sozinho poderia formá-la, junto à vida verdadeira, habitou em seu corpo; assim, sendo sentenciado à morte por sua transgressão, ele foi liberto "dele que tem o poder da morte, que, é o diabo", cujas impressões hostis e indelicadas promovem a morte e pecado de uma só vez.

Este sendo o estado do homem, se Deus enviasse a ele o Redentor, o que deveria aquele Redentor fazer por ele? Seria suficiente para ele ser o promulgador de uma nova lei, - nos dar uma série de preceitos excelentes? Não: Se nós pudéssemos mantê-los, isto sozinho não nos tornaria felizes. Uma boa consciência traz o homem para a felicidade de ser consistente consigo mesmo; mas não aquela de ser erguido acima de si mesmo em Deus; o que toda pessoa irá encontrar, afinal, é a coisa que ela necessita. Então, ele deverá ser a fonte de uma justiça imputada, e procurar o favor mais terno de todos os seus seguidores? Isto também não é suficiente. Embora se admita que um homem possa ser reto, e isento de punição, ainda assim, se ele é realmente dominado pelas corrupções da natureza, quando dotado com esses privilégios da redenção, ele dificilmente poderá se tornar acessível; e qualquer que seja o favor que ele possa receber de Deus, aqui, ou daqui por diante, sem uma comunicação de si mesmo: não será a cura de um espírito caído, nem a felicidade de alguém reconciliado. Então, nosso Redentor não deverá ser (de acordo com o caráter que João, seu precursor, deu dele) aquele "batizado com o Espírito Santo", - a Fonte e Restaurador disto para a humanidade, por meio da qual ela é restaurada ao seu estado primeiro, e o desfrute de Deus? E isto é o argumento presumível de que "o Senhor é aquele Espírito".

Sermão de John Wesley

Que Deus nos abençoe,
Pr. Thiago Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário