quinta-feira, 26 de março de 2009

Caim e Abel - Na versão Metodista

Pois bem, hoje eu ouvi, de um professor, a versão metodista de Caim e Abel. (sem entrar muito em detalhes, pois acho que todo mundo conhece pelo menos um pouco da história, foi o relato do primeiro homicídio na Bíblia, onde um irmão mata o outro, numa disputa para ver quem agradava melhor a Deus)

Dessa forma, no contexto metodista, os dois irmãos são: Evangelista Social e Avivalista (eu quero denominá-los assim, sem preconceitos ou teores pejorativos)

Cada um dos irmãos tenta agradar mais a Deus. Um "cai de cabeça" nas obras de piedade - jejum, oração, leitura da Bíblia, reclusão etc., outro "cai de cabeça" nas obras de misericórida - esmola, militância política, ênfase filosófica-sociológica como base teológica, abertura à secularização. (mais uma vez: SEM TEOR PEJORATIVO)

No meio dessa disputa estão bispos/as, pastores/as, leigos/as, professores/as e aqueles e aquelas que passam pela Igreja Metodista. Mesmo depois de tanto tempo, continua-se a perguntar: Quem é o melhor?

Meu questão é: Será que nós já não sabemos o final da história? Um dos irmãos acaba morto e o outro foge da família e de Deus! O que eu quero dizer com isso? Essa disputa é realmente necessária? Não dá para ambos os lados abrirem mão de algumas peculiaridades (após muito pensar sobre a melhor palavra para colocar aqui) desnecessárias no intuito de oferecer a Deus o sacrifício juntos? Será que não dá para praticar a misericórdia e a piedade de forma harmonioza, ou seja, num equilibrio em movimento?

Não dá para negar que as pessoas precisam de Jesus como Senhor e Salvador em suas vidas (se você discorda disso, como diria a Fiat: Está na hora de rever os seus conceitos! Mas vamos lá, defenda seu ponto de vista.), porém, não dá para negar que "saco vazio não para em pé" e que precisamos alimentar as pessoas (e não falo de assistencialismo - dar um prato de comida e pronto).

Não é possível quebrar o ciclo? Ainda que eu acredite que a história é cíclica, é possível que ela mantenha sua característica sem ser repetitiva, ou melhor, chata! É muito utópico imaginar Caim e Abel juntos adorando a Deus e arando a terra? Oferecendo holocausto e tratando dos ferimentos das ovelhas?

Eu acho que não! Vou lutar por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário