quarta-feira, 25 de março de 2009

Vocação Pastoral

Será que o ministério pastoral faz diferença nestes tempos turbulentos e agitados (...)?
(Jaime Kemp) [1]

O pastor Jaime Kemp, inquieta a todos e todas que se consideram vocacionados ao ministério pastoral, em especial, ao ministério ordenado. Concomitantemente, outras perguntas como: A vocação pastoral é fundamental no período contemporâneo? Em tempos de pós-modernidade e secularização, a vocação pastoral se mantém como resposta àqueles e àquelas que têm fome e sede de justiça?

A vocação pastoral, nos dias atuais, é questionada e desqualificada, devido ao descrédito de algumas pessoas ligadas ao ministério pastoral ordenado. Além disso, o desencantamento com as instituições religiosas [2], assim como, o aumento do número de pessoas que se autodenominam “sem religião”, agregam dificuldades, incertezas e medo às pessoas que se consideram vocacionadas ao ministério pastoral.

Diante de preocupações congruentes e divergentes em alguns pontos, questionamo-nos sobre: Como podemos definir vocação pastoral? Como podemos traçar os aspectos relacionados a tal vocação?

Segundo a Profa. Dra. Blanches de Paula: “A vocação (...) está intimamente relacionada com o processo de identificação que, por meio do trabalho, perpassa não só a dimensão profissional, mas também os significados dados à vida”[3]. Sob os argumentos anteriores, emerge uma pergunta: É possível se estabelecer padrões para a identificação e o trabalho daqueles e daquelas que são vocacionados e vocacionadas ao ministério pastoral?

[1] KEMP, Jaime. Pastores em perigo: ajuda para o pastor, esperança para a igreja. São Paulo: Sepal, 1996. p. 9.
[2] BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.
[3] RENDERS, Helmut (org.). Vocação pastoral em debate. São Bernardo do Campo: Editeo, 2005. p. 122.

Um comentário:

  1. Eu não tenho dúvida de que o Ministério Pastoral faz falta e toda diferença na vida das pessoas.
    O grande problema é que os/as pastores/as estão muito quietos e o que mais se ouve são as vozes dos/as mercenários/as.
    "São como ovelhas sem pastor". Será que a gente ainda se lembra de quem disse isso?

    ResponderExcluir