terça-feira, 31 de março de 2009

Poder e Gênero na Terra da Fantasia


Far far away.... (Para quem lembra do Shrek).
Na nossa história, os personagens também são o bufão e a princesa. Ele vestido em seu lindo terno de listras grafite, com sua gola clerical. Ela vestida em seu deslumbrante vestido roxo, adornado com uma estola rosa (para manter a feminilidade).
Cada um deles se esforça por chamar mais a atenção para si. São frases de efeito, jargões conhecidos, belas notas entoadas em falsetes que nem mesmo Elis, em seus dias mais inspirados, ousaria fazer.
Digladiam-se, em alto nível, por aproximadamente duas horas. Pode ser por apenas uma, caso o auditório seja mais tradicional. Ou por três, caso o público seja mais animadinho. O importante mesmo é ouvir a célebre frase: And the Oscar goes to...
São homens e mulheres que contendem pelo poder, mas que dividem, com sorrisos, o mesmo espaço pela luta em favor da Igualdade dos Sexos. São líderes que lêem e re-lêem os escritos paulinos sob seus próprios pontos de vista e ideologias. Afinal: Paulo era ou não machista? Dizem: Não! (tantos homens como mulheres - verdade que elas menos) Isso é questãos de exegese e hermenêutica; ou seria hermenêutica e exegese? (talvez você pense: "mas dá no mesmo inverter a ordem"; desculpe, mas não dá não)
O apóstolo Paulo nos diz: "No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus." [1]
Nesta Terra da Fantasia não importa o ensinamento registrado na primeira carta de Paulo aos Coríntios. Porque na realidade, não vem de Deus! Vem de mostrar que eu sei mais, que faço mais, que meu cargo é melhor, que meu salário é mais alto, que eu tenho esse título que você não tem, que eu já fui palestrar no congresso X ou Y e você não etc.
The Oscar goes to ... Hipocrisia. A propósito, acho que alguém disse alguma coisa sobre isso, algo como: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!" [2]. Eu queria me lembrar mesmo quem foi que disse isso. Será que foi Tillich, Barth, Weber, Bonino, Boff? Uhm... eu juro que não lembro quem é. (ops! desculpe-me, crente não jura)
Ah, sim! Foi um carpinteiro de uma aldeiazinha perdida no meio do nada, perto do nada, longe de tudo. Por que não seguir mais uma ou duas coisinhas que ele fez e falou? Como, por exemplo: incluir, em pé de igualdade, as mulheres em seu ministério, sem discussões efêmeras? Por que não reconhecer o que ele disse, a seu próprio respeito: "Todo o poder me foi dado nos céus e na terra."?
Se deixarmos de pensar no "far far away" e trouxermos nossas discussões para o cotidiano das nossas vidas, poderemos, assim como o apóstolo Paulo, direcionar o foco da glória no culto para Deus, e não para um homem ou uma mulher. Poderemos entender que somos todos e todas, igualmente, carentes da graça de Deus, mas que "No Senhor": "não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".[3]
Amém!

[1] 1 Coríntios 11.11-12. Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil
[2] Mateus 23.27. Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil
[3] Gálatas 3.28. Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário