sábado, 11 de julho de 2009

A cidadania como espaço de liberdade e ação no mundo público

O texto em questão trabalha o imaginário de uma fé cidadã, e de um sujeito cidadão que é ativo e não passivo.

Esse sujeito é estimulado a pensar apaixonadamente, e perceber que não há oposição entre a vida e o espírito, assim como entre a razão e a paixão. Dessa forma, o problema da falta de possibilidades de pensar livremente, ou seja, o Totalitarismo (regime ditatorial), oriundo do capitalismo, e também do socialismo, perde força, dando espaço e dinamismo ao esforço cidadão.

Segundo Hannah Arendt: “O espaço público é o lugar da palavra e da ação”. Isso promove o desenvolvimento de três atividades mentais fundamentais: o querer, o pensar e o julgar. Para ARENDT, a definição de liberdade é pública e ampla, ainda diretamente rela-cionada à política, ao contrário do que a filosofia moderna expõe, uma liberdade individual. A liberdade política só tem significado quando ela é expressa. A liberdade não parte dela para a ação, mas ao contrário. No contexto religioso, essa definição surge primeiro com o apóstolo Paulo, e depois com Agostinho.

Segundo o texto, a liberdade só existe na relação com o outro. A coexistência em so-ciedade é que permite a percepção do conceito de liberdade. A ação é um fundamento para a fé cidadã e a pastoral da cidadania.

O labor é a atividade humana que mais se aproxima dos animais irracionais. O trabalho é a sinalização às gerações futuras de que aqui estivemos. A ação é a representação da inter-relação das pessoas sem a mediação de objetos. O caráter revelador da ação não é só um som, um gesto, mas o agir que vem acompanhado do discurso. Na ação revela-se o caráter da pessoa. A ação é a distinção entre os iguais. A teia de relações humanas e a coragem para inserir-se no mundo. Nossa existência influencia a das outras pessoas.

Referência Bibliográfica

CASTRO. Clóvis. Por uma fé cidadã. A cidadania como espaço de liberdade e ação no mundo público. São Bernardo do Campo: Editeo, 2005. p. 37-73

Nenhum comentário:

Postar um comentário