quinta-feira, 28 de maio de 2009

Andando com o Senhor da Vida

"Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si."[1]
Gênesis 5.22-24

Escrevo este artigo para homenagear um dos grandes pastores metodistas na 4º Região e no Brasil, o Pr. Eliseo Loureiro.

No sábado 16 de maio de 2009, o Pr. Eliseo Loureiro foi recolhido pelo Senhor da Vida. Esse homem nos deixou alguns legados, dos quais quero destacar alguns. Ainda que você não o tenha conhecido, sei que este artigo lhe inspirará, em Cristo, a seguir o exemplo do Pr. Eliseo.

Parafraseando o texto bílbico: Andou Eliseo com Deus, teve filhas e filhos (pois seus genros não eram genros, mas filhos). Todos os dias de Eliseo foram 84 anos. Andou Eliseo com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Pensando no kerigma bíblico, assim como no testemunho deixado por esse homem, destaco:

A paixão evangelística e missionária do Pr. Eliseo. A cidade de Juiz de Fora e as circunvizinhanças são testemunhas do zelo pastoral que ele teve para com as ovelhas que o Senhor da Vida colocou aos seus cuidados. Nunca negou auxílio aos que lhe pediam, fossem clérigos ou leigos. Sempre cuidadoso no preparo de suas mensagens, buscava inspiração divina, assim como, conhecimento dos assuntos que abordava nos púlpitos pelos quais passou. Repetidamente ele dizia: "se um pregador não te cativar nos primeiros 5 minutos, uhm...". Mensagens criativas, com ilustrações do dia-a-dia, cheias de vida e que acalentavam o coração de seus ouvintes. Defensor de uma igreja viva, seu zelo era perceptível, em suas admoestações; que a Igreja fosse de Cristo, por Cristo e para Cristo, e, jamais, um lugar de encontro social de um grupo fechado.

A paixão por sua família levava o Pr. Eliseo a viajar quilômetros para acompanhar "as façanhas" dos seus. Se uma filha sofresse uma cirurgia em outra cidade, lá estava ele. Se um neto precisasse de seus conselhos, lá estava ele. Se um/a amigo/a necessitasse de sua ajuda, lá estava ele. Incansável em seguir o mandamento que o Senhor da Vida lhe deu: Ama a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Dentre tantos destaques, fica o legado aos homens de boa vontade, Eliseo amou seu anjo, Teresinha, assim como Cristo ama sua igreja.

A paixão pelo ensino levou o Pr. Eliseo a "incucar" nas filhas, nos filhos, nas netas, nos netos, na família da fé, a verdade que liberta: Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai a Deus se não por ele. Suas estórias e histórias, contadas e recontadas podiam parecer "coisa de velho", mas a sanidade do Pr. Eliseo o acompanhou até o último fôlego de vida. Ele não estava esquecido ou "caducando". Seu legado era pregar e testemunhar a vida plena que desfrutava em Deus.

O Pr. Eliseo andou com Deus. Seu relacionamento foi intenso e profundo. Enfim, aprouve ao Senhor da Vida atendê-lo em uma de suas orações - partir para as mansões celestes, de forma tranqüila, em paz: "quando alguém perguntar: Onde está o Eliseo? Já foi". Deus lhe chamou para a segunda vida, a Vida Eterna.

Andou Eliseo com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si.

Pr. Thiago Pacheco
(Neto)



[1]Sociedade Bíblica do Brasil. 2003; 2005. Almeida Revista e Atualizada - Com Números de Strong . Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário