quinta-feira, 28 de maio de 2009

O conhecimento de Deus

“Senhor, tu me sondas e me conheces.” Salmo 139.1
(recomendação – leia também os versículos 2-12)

Este salmo expressa a confiança em Deus, o qual cuida com amor e grande zelo de seus filhos e filhas. Deus está presente em todos os momentos da vida humana, e essa verdade é que consola e ao mesmo tempo nos chama à responsabilidade. Ninguém consegue fugir da presença de Deus, ou esconder qualquer maldade de sua percepção, nem mesmo está só, para que não receba a graça abundante de Deus em sua vida

Ao pensar sobre essa experiência da graça de Deus, que nos leva a uma vivência pessoal com Deus, fortalece nossa confiança em Cristo, nos assegura que o perdão de Deus é eficaz e real, e que, sobretudo, nos alegra pela certeza, magnífica, da salvação; somos convidos a dar mais um passo, respondendo às perguntas: E agora? O que fazer? Reconhecendo a graça, como expressá-la?

Quando o salmista diz que Deus o conhece, ele não faz alusão aos títulos que possivelmente ele tivesse. Ele não diz que Deus sabia ser ele um rei, um profeta, um escritor, um teólogo, um administrador etc.. O poeta bíblico nos fala de outro tipo de conhecimento, aquele que transcende as nomenclaturas que nos dão, ou as que nós mesmos nos auto-intitulamos. Ele fala de relacionamento, íntimo e profundo, que só é experimentado mediante a ação graciosa de Deus em nós, pela mediação do Espírito Santo.

Nós somos desafiados a fazer o mesmo! Deus deseja que nos relacionemos com as pessoas, como expoentes da graça divina, como arautos dos céus, como discípulos e discípulas de Cristo; o único digno de abrir o livro da vida. Expressar a graça de Deus é re-conhecer que o autor da vida nunca nos olha pelo que possuímos ou adquirimos, mas pelo que somos. O conhecimento de Deus está direcionado a nós, de forma a nos auxiliar a crescer em graça e sabedoria, ou seja, caminharmos em direção à perfeição cristã.

Expresse a graça de Deus às pessoas através da sua oração e da sua ação. Estenda suas mãos aos céus, para interceder por alguém, mas, também, estenda-as para um amigo que precisa ser acolhido pela graça de Deus, através da sua vida. Que haja em nós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas (...)” – cf. Mt 9.36.

Que Deus nos abençoe.
Pr. Thiago Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário